Beta público do Internet Explorer 9 deve chegar em outubro

O sucesso do Internet Explorer 8 – que tem, nos últimos meses, ganho participação nos Estados Unidos e é usado por 42% dos usuários – permitiu à Microsoft manter sua hegemonia no mercado de navegadores e fez com que o desenvolvimento do IE9 passasse, de certa forma, desapercebido. Na última quinta-feira (5/08), no entanto, a empresa soltou a quarta versão do software para desenvolvedores e avisou: o beta público está à caminho, com boas chances de chegar já em outubro deste ano.
A prioridade da equipe responsável pelo navegador é torná-lo o mais veloz possível. Outra preocupação é a compatibilidade com os padrões da internet. Quando o IE8 foi lançado, alcançou uma pontuação desmoralizante no Acid3 (serviço que mede o quão preparado o navegador está para os diversos recursos presentes na rede): 20/100. Agora com o IE9, a Microsoft conseguiu elevar seu desempenho de 40 pontos, na primeira versão para desenvolvedores, para 95 – performance quase cinco vezes melhor que seu antecessor.
Em texto publicado no blog oficial do software, a equipe explica que estão “comprometidos em estruturá-lo corretamente para as aplicações em HTML5, garantindo que o script utilizado seja compatível com o de outros browsers”. Em seguida, destaca a relevância do JavaScript, ao afirmar que o modo como o “motor JavaScript é integrado ao navegador é tão importante quanto o motor do próprio software, usado ao lidar com as funcionalidades do HTML5”.
No blog Exploring IE (explorando o IE), James Pratt, da equipe de desenvolvimento, avisa: “A partir de hoje, e até o beta, nós pedimos aos desenvolvedores que testem seus sites com o PP4, para que tenham certeza que eles funcionem com a versão pública que chegará. Comecem a estruturá-los para aproveitar as vantagens de um programa que tem sua arquitetura voltada para usufruir o poder do hardware a partir do Windows”.
O Internet Explorer 8 precisou de 18 meses para alcançar a liderança no mercado de browsers. Com as melhorias empenhadas em seu sucessor, será interessante verificar quanto tempo demorará para o IE9 superá-lo, chegando à primeira colocação

0 comentários:

Postar um comentário